CENÁRIO 2026
Janaina afirma que MDB de MT deve caminhar com a direita e sinaliza apoio a Flávio Bolsonaro
Muvuca Popular
Candidata ao Senado nas eleições deste ano, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que o diretório do partido em Mato Grosso tende a caminhar com a direita no pleito nacional. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Roda de Entrevistas, ao comentar o posicionamento político da sigla nos estados.
Segundo a parlamentar, o MDB tem características regionais que influenciam diretamente nas alianças eleitorais. “MDB, ele é um partido regionalizado. Cada estado tem uma vinculação eh ideológica, se assim posso dizer, diferente. Tem uma posição política diferente um do outro”.
“O próprio presidente da Câmara Federal, por exemplo, ele é do Republicanos e ele é alinhado com a esquerda, né? Então assim, é uma situação regional. O MDB sempre foi assim.”
Janaina destacou que o estatuto partidário garante autonomia aos diretórios estaduais para definir os rumos políticos. “Sempre foi dado ao MDB diferente de muitos partidos que já não fazem mais isso, mas o MDB ele faz diretórios estaduais. Dizer que diretórios estaduais, Luzimar, eles são exatamente para que o presidente estadual tenha o comando e o poder decisório de com quem ele irá caminhar.”
A deputada relembrou o posicionamento adotado na última eleição presidencial, quando o partido lançou a candidatura de Simone Tebet. “Na eleição passada, apesar do MDB ter tido a candidatura da hoje ministra Simone Tebet, eu já tinha dito ao presidente que eu caminharia com a direita e porque no estado nós tínhamos um alinhamento não só político, mas também partidário com os demais partidos e que para nós do MDB seria mais confortável caminhar com o presidente Bolsonaro. Isso já foi respeitado naquela eleição.”
Para o próximo pleito, Janaina afirmou que a decisão foi debatida internamente. “Imagine agora numa eleição onde eu tenho total liberdade para decidir, nós já deliberamos com os deputados, porque eu também não posso decidir sozinha, senão eu caminho com o partido todo rachado, de que o partido deve caminhar com a direita. Né? Então, nós temos ainda eh algumas candidaturas da direita colocada, mas a principal delas ainda é a candidatura do Flávio Bolsonaro.”
Ela acrescentou que o cenário ainda pode sofrer alterações até as convenções partidárias. “Então, a tendência hoje do MDB, do Estado de Mato Grosso, É caminhar com a direita, é caminhar com a candidatura do Flávio Bolsonaro. Aí você pergunta para mim: ‘Mas a maior a tendência isso pode mudar? Ué, pode mudar a candidatura, até as convenções, tem muita coisa para acontecer’. Mas é uma tendência deliberada com o diretor executivo do partido.



