The news is by your side.

Rússia se move para encerrar o grupo de direitos civis mais famoso do país

O Memorial, fundado no final dos anos 1980, afirma que a tentativa de fechá-lo sob o ato de 'agentes estrangeiros' tem motivação política

0

Autoridades russas ameaçaram fechar o Memorial, o grupo de direitos civis mais antigo do país, em uma ação que a célebre ONG classificou como politicamente motivada.

Os promotores entraram com um processo para liquidar a organização de direitos humanos por supostas violações da lei russa de “agentes estrangeiros”. Se bem-sucedido, o fechamento da ONG seria um divisor de águas no ataque do Kremlin ao pensamento independente na Rússia.

Estabelecido no final dos anos 1980, o Memorial documentou a repressão política sob a União Soviética, construindo um banco de dados das vítimas do Grande Terror e dos campos de gulag. Também se tornou um defensor declarado da causa dos direitos civis na Rússia moderna. Seus fundadores incluem o famoso dissidente Andrei Sakharov.

Na quinta-feira, o Memorial disse ter recebido uma intimação do tribunal indicando que os promotores buscavam liquidar a organização sob a lei de “agentes estrangeiros”.

“Acreditamos que não haja base legal para o desmantelamento do Memorial”, escreveu o International Memorial Board em um comunicado. “Esta é uma decisão política que visa exterminar a Sociedade Memorial, a organização que trata da história da repressão política e da defesa dos direitos humanos.”

O Memorial foi uma das primeiras organizações nomeadas para a lista de “agentes estrangeiros” da Rússia em 2014. Desde então, foi multado pelo menos 21 vezes por supostas violações da lei dos “agentes estrangeiros” e em 2020 disse que as somas tinham ultrapassado 4,2 milhões de rublos (£ 44.000). Suas instalações também foram alvo de pichações e batidas policiais.

O Memorial fez campanha contra a lei dos “agentes estrangeiros”, dizendo que ela “foi introduzida com o objetivo de erradicar as organizações independentes”. Os promotores russos já haviam ameaçado fechar a organização em 2014. O Ministério da Justiça supostamente liquidou uma afiliada do Memorial na região de Komi, no norte da Rússia, em 2019.

No ano passado, a organização reconheceu os apoiadores de Alexei Navalny como prisioneiros políticos e disse que a crescente repressão à oposição lembrava a era soviética.

A audiência está marcada para 25 de novembro.

 

The Guardian

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação