The news is by your side.

O que é Depósito Identificado e como fazer?

0

 

 

Alguns leitores querem saber o que é depósito identificado e como fazê-lo. Por isso, elaboramos uma matéria completa sobre o tema. Acompanhe a leitura!

De antemão, precisamos salientar que fazer depósitos bancários faz parte da rotina dos brasileiros.

Assim sendo, mesmo com a eficiência e crescimento dos PIX, muitas pessoas e até mesmo empresas ainda realizam depósitos todos os dias, seja em contas de pessoas físicas, como também em contas empresariais.

No entanto, você sabia que existe uma diferença entre o depósito tradicional e o depósito identificado?

Além disso, você entende que existem algumas vantagens ao realizar essa segunda opção de depósito?

Afinal, o que é um depósito identificado?

Antes de mais nada, saiba que depósito identificado nada mais é que um tipo de depósito no qual o beneficiário poderá saber quem depositou aquele valor na sua conta. Ou seja, é um depósito que não vai ficar como ‘depósito em validação‘.

Ou seja, aparecerá no extrato do recebedor o número da conta, CPF, CNPJ ou até mesmo o nome de quem realizou aquele depósito.

Nesse sentido, essa opção de depósito é excelente pois a pessoa que recebeu o seu dinheiro sabe exatamente quando, como e quem transferiu aquele valor para ela.

Como posso realizar este tipo de depósito?

Existem duas formas de você realizar um depósito identificado. Nesse sentido, a primeira delas é diretamente na boca do caixa.

Assim, ao realizar o seu depósito, informe ao atendente que você deseja que ele seja identificado.

Desse modo, basta informar os dados (como nome e CPF) e pronto! Logo que cair na conta do destinatário, a pessoa terá acesso a essas informações e saberá exatamente quem transferiu o dinheiro.

Sob o mesmo ponto de vista, pode realizar um depósito identificado no terminal de autoatendimento.

Para isso, realize o procedimento do depósito normalmente e antes de encerrar o processo, selecione a opção de “depósito identificado” que aparecerá no caixa eletrônico.

Não se esqueça de deixar no envelope das cédulas ou cheque, o seu nome legível para que ele possa ser inserido nos dados do extrato do beneficiário.

Na imensa maioria dos bancos e instituições financeiras o depósito identificado é gratuito. No entanto, é possível que um ou outro banco cobrem alguma taxa ou tributo sobre esse tipo de depósito.

Dessa forma, para você saber certo se terá que pagar alguma coisa pelo depósito identificado, recomendamos que entre em contato com o seu banco e verifique as informações diretamente com a sua instituição financeira.

Benefícios que este tipo de transação oferece

Ao passo que você sabe o que é e como fazer um depósito identificado, entenda que existem muitas vantagens nesse tipo de transação. Dentre elas, as principais são as seguintes:

Pode te ajudar em ações judiciais

Primeiramente, saiba que um depósito identificado serve como comprovante em qualquer tipo de ação judicial.

Nesse sentido, principalmente se você estiver pagando uma negociação de débitos ou mesmo resolvendo algum problema na justiça (como pagamento de indenização), indicamos que você faça depósitos identificados.

Você tem mais organização e controle dos gastos

Sob o mesmo ponto de vista, esse tipo de depósito garante mais organização e controle dos seus gastos.

Isso é bom tanto quem realiza o depósito, como para quem recebe. Uma vez que estará escrito nos extratos o valor e também quem é o destinatário do dinheiro.

Garantia de mais segurança

Por fim, os depósitos identificados garantem mais segurança, pois você saberá exatamente para onde foi o dinheiro que você depositou.

Em síntese, o depósito identificado é garantia de mais segurança e organização para as pessoas envolvidas nessa transação financeira.

Mas não poderíamos deixar de ressaltar que se você vai depositar um valor alto em dinheiro, o recomendado é que você tome muito cuidado com ele ao sair pelas ruas com uma grande quantia de dinheiro em espécie.

Assim sendo, talvez fazer um PIX ou TED (transferência eletrônica) seja mais adequado. Gostou do nosso post sobre depósito identificado e suas características? Assine a nossa newsletter e receba sempre na sua caixa de e-mail conteúdo sobre serviços bancários e finanças.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação