The news is by your side.

O que é Open Banking e como ele muda sua relação com os Bancos?

0

 

 

Saiba agora o que é o Open Banking e conheça as suas características e funcionalidades no nosso artigo de hoje. Confira e domine o assunto de uma vez por todas!

Nos últimos anos, muitas novidades surgiram no mercado financeiro, entre elas estão as fintechs nacionais, o PIX (pagamento instantâneo) e também o sistema Open Banking.

Mas afinal, do que se trata esse último conceito? Essa é uma nova modalidade de conta ou algum tipo de inovação no mercado financeiro?

Afinal, o que é Open Banking?

Antes de mais nada, saiba que o Open Banking significa em uma tradução literal do inglês “banco aberto”.

Nesse sentido, se trata de um conceito que irá permitir que instituições financeiras como bancos e fintechs compartilhem os dados financeiros de um cliente.

No entanto, esse compartilhamento é padronizado e totalmente regulamentado pelo Banco Central.

Sob o mesmo ponto de vista, para que haja o compartilhamento de dados de qualquer cliente é necessário que o indivíduo esteja ciente disso.

Basicamente, os dados e informações pertencem aos clientes e não aos bancos. Por isso, todo esse sistema é supervisionado e gerenciado pelo Bacen.

Como funciona essa nova modalidade de serviços financeiros?

Para você entender melhor como esse sistema vai funcionar, iremos deixar um exemplo ilustrativo para te orientar sobre o assunto. Acompanhe!

Suponhamos que Maria Eduarda é correntista do Banco A e ela dá a permissão para que o seu banco compartilhe seus dados e históricos que existem dentro do banco com demais instituições financeiras.

Assim, o banco irá confirmar os dados autentificados e repassar a outros bancos, fintechs e outras instituições.

Posteriormente, todos os bancos, operadoras de cartão de crédito e financeiras que são regulamentadas pelo Banco Central poderão acessar os dados de Maria Eduarda.

Por fim, ela poderá receber em seu celular, no e-mail ou através de correspondência ofertas personalizadas como: cartão de crédito, empréstimos, outros serviços e produtos que são adequados para o seu perfil de consumidora.

Viu só como o exemplo nos ajuda a entender melhor o Open Banking?

Vantagens do serviço

Você já sabe como funciona essa nova modalidade de serviço financeiro. Assim sendo, veja abaixo as principais vantagens desse novo sistema. Acompanhe.

  • Primeiramente, o Open Banking vai garantir maior competitividade entre fintechs, bancos e demais instituições financeiras;
  • Sob o mesmo ponto de vista, haverá uma redução de custos bancários e mais autonomia para os clientes, uma vez eles não se sentirão mais obrigados a serem “fiéis” a um único banco;
  • Ademais, haverá mais segurança das informações e também a possibilidade do indivíduo receber produtos e serviços para melhor lhe atender;
  • Em resumo, isso será maravilhoso, pois permitirá que os clientes tenham acesso a serviços personalizados e mais autonomia na hora de encontrar ofertas e produtos ideais para o seu dia a dia.

Observação importante!

Conforme comentamos brevemente acima, as suas informações que estão dentro de um sistema bancário só terão compartilhamento com a sua autorização.

Assim sendo, seus dados como histórico de transações, histórico de compras e perfil de consumo não vão sair do seu banco para demais instituições financeiras onde você não possua conta corrente sem a sua autorização, combinado?

Fique atento(a) com uma gama maior de serviços e ofertas financeiras!

Você viu que com esse novo sistema, haverá a possibilidade de termos mais acesso a ofertas financeiras.

Portanto, é muito importante que você tenha atenção antes de aceitar qualquer proposta como empréstimos e cartão de crédito. Veja abaixo algumas dicas para lidar bem com este tipo de praticidade:

Antes de fechar propostas pense bem

Antes de aceitar qualquer tipo de empréstimo ou cartão de crédito, avalie se você terá condições de pagar essas despesas e honrar os seus compromissos.

O Brasil passa por um período de crise. Por isso, manter as contas em dia é fundamental para evitar o problema de endividamento.

Encare linhas de crédito com maturidade

Ademais, tenha seriedade para lidar com qualquer tipo de linha de crédito, como empréstimos, cheque especial ou até mesmo financiamentos.

Esses serviços são bons para te ajudar a comprar o que deseja, porém, precisam ser pagos sempre em dia para evitar juros altos e até mesmo nome sujo.

Atenção com gastos desnecessários

Sob o mesmo ponto de vista, é muito importante que você utilize linhas de crédito apenas para adquirir itens necessários e/ou patrimônio, como casa, carro, etc.

Para entender mais sobre o assunto, siga  a nossa última dica!

Estude mais sobre finanças

Por último, estude mais sobre finanças e busque informações sobre saúde financeira. Em nosso portal temos diversas matérias que podem te ajudar a entender mais sobre o assunto.

Além disso, existem canais no YouTube que também oferecem conteúdo gratuito sobre o tema. Ative as nossas notificações e leia outros conteúdos sobre o Open Banking e sobre o sistema financeiro nacional.

 

 

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação