The news is by your side.

Contas da gestão de Mauro Mendes são aprovadas e dois deputados foram contra

0

Da Redação

Com cinco votos contrários e 16 favoráveis, as contas de gestão do governador Mauro Mendes (DEM) referentes ao ano de 2019 foram aprovadas pela Assembleia Legislativa durante sessão ordinária realizada na noite desta quarta-feira (05).

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) argumentou que o Governo do Estado não cumpriu a constituição e repassou apenas 21,5% para a área, fazendo manobra contábil de acrescentar o Imposto de Renda para que os percentuais fossem alterados.

Ele também criticou renúncia fiscal de 29% da arrecadação do ICMS para empresas não pagarem impostos. “A média nacional é de 16,8% e Mato Grosso é o terceiro do país com maior renúncia fiscal”, disse Barranco.

O também deputado petista Lúdio Cabral (PT) votou contrária a aprovação das contas do estado. Ele argumentou que o Estado deixou de aplicar R$ 600 milhões na educação básica, além de não aplicar 2,5% na Unemat, sendo que foram aplicados 2,26%.

Os deputados Xuxu Dalmolin (PSC) e Wilson Santos (PSDB) defenderam  à aprovação das contas de Mauro Mendes.

“O ano de 2019 foi difícil para todos e estamos longe dos portos e o que se chama de renúncia fiscal é um incentivo para as empresas sair de outros estados para produzir riquezas e gerar empregos em Mato Grosso, como foi feito com etanol do milho”, argumentou Xuxu.

O deputado Wilson Santos comentou que o TCE apontou erros sim nas contas do Estado, mas pelo conjunto da obra, indicou pela aprovação. “É pertinente que as correções sejam realizadas, as mesmas apontadas pelos deputados e que as contas de 2020 sejam melhores”, comentou.

O Tribunal de Contas do Estado aprovou por unanimidade as contas de Mauro Mendes de 2019. No entanto, foram feitos apontamentos e recomendações, tal como o aperfeiçoamento do sistema financeiro do Estado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação