The news is by your side.

Tsunami atinge Tonga após erupção de vulcão submarino

0

Da Redação

 

Um vulcão submarino entrou em erupção perto das ilhas Tonga, no Pacífico, neste sábado (15), fazendo com que grandes ondas atingissem a costa e fazendo com que as pessoas corressem para lugares mais altos.

Não houve relatos imediatos de feridos ou da extensão dos danos, pois as comunicações com a pequena nação continuavam problemáticas. Vídeos postados nas redes sociais mostraram grandes ondas atingindo áreas costeiras e girando em torno de casas e prédios.

Tsunami atinge ilhas Tonga e Samoa Americana após erupção de vulcão submarino; veja vídeos - Mundo - Diário do Nordeste

O Exército da Nova Zelândia indicou que estava monitorando a situação e permaneceu de prontidão, pronto para ajudar se solicitado.

Imagens de satélite mostraram uma enorme erupção. Os Serviços Meteorológicos de Tonga anunciaram que um alerta de tsunami estava em vigor para toda a Tonga. Autoridades de nações insulares próximas, Fiji e Samoa, também emitiram alertas, dizendo às pessoas para evitar a costa devido às fortes correntes e ondas perigosas.

Tsunami atinge Tonga após erupção de vulcão submarino - BBC News Brasil

O site de notícias Islands Business informou que um comboio de policiais e militares evacuou o rei de Tonga, Tupou VI, de seu palácio perto da costa. Ele estava entre os muitos moradores que fizeram o seu caminho para um terreno mais alto.

A explosão do vulcão Hunga Tonga Ha’apai foi a última de uma série de erupções espetaculares.

Um usuário do Twitter identificado como Dr. Faka’iloatonga Taumoefolau postou um vídeo mostrando as ondas quebrando na costa.

“Eu posso literalmente ouvir o vulcão entrar em erupção, parece bastante violento”, escreveu ele, acrescentando em um post posterior: “Cinzas e pequenos seixos, a escuridão cobre o céu”.

Mais cedo, o site de notícias Matangi Tonga informou que os cientistas observaram explosões maciças, trovões e relâmpagos perto do vulcão depois que ele começou a entrar em erupção na sexta-feira.

A saída disse que as imagens de satélite mostraram uma nuvem de cinzas, vapor e gás de 5 quilômetros de largura, vapor e gás subindo no ar a cerca de 20 quilômetros.

A mais de 2.300 quilômetros de distância, na Nova Zelândia , as autoridades alertaram para as tempestades causadas pela erupção.

A Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências disse que partes da Nova Zelândia podem esperar “correntes fortes incomuns e ondas costeiras imprevisíveis após uma grande erupção vulcânica”.

Na noite de sábado, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico disse que a ameaça à Samoa Americana parecia ter passado, embora pequenas flutuações no mar pudessem continuar.

O vulcão está localizado a cerca de 64 quilômetros ao norte da capital, Nuku’alofa. No final de 2014 e início de 2015, uma série de erupções na área criou uma pequena nova ilha e interrompeu as viagens aéreas internacionais para o arquipélago do Pacífico por vários dias.

Cerca de 105.000 pessoas vivem em Tonga.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação