The news is by your side.

PF faz operação para retirar garimpeiros e destruir máquinas em terra indígena em MT

Da Redação

A Polícia Federal, em operação conjunta com a PRF, o Exército Brasileiro, FUNAI, Força Nacional e CIOPAER, deflagra a operação ALFEU V, com o objetivo de desocupar o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D´Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, no estado do Mato Grosso.

Indígenas da etnia Nambikwara são pressionados há 30 anos por garimpo ilegal de ouro na região. Os policiais cercaram a Terra Indígena e bloquearam os acessos a fim de coibir a prática ilegal do garimpo. Mais de 100 agentes públicos das diversas forças atuam na operação no momento, incluindo aeronaves e embarcações públicas.

O objetivo da Polícia Federal é apreender as máquinas utilizadas no processo de garimpo e identificar os responsáveis e ocupar a região, de forma a fazer cessar a atividade garimpeira e evitar uma nova onda de mineração irregular na terra indígena.

Destaca-se que a operação é subdividida em duas fases. A primeira fase se iniciou às 6 horas, neste sábado, 19 de março, e será finalizada segunda-feira, às 6 horas. Essa fase é constituída pela busca de maquinários utilizados no garimpo ilegal, bem como a destinação desses equipamentos, se for o caso, para as prefeituras da região. A segunda fase será composta pela destruição e inutilização dos maquinários os quais forem inviáveis a retirada da área do garimpo. A decisão de destruição dos maquinários é da 2ª Vara de Justiça Federal de Cáceres.

O garimpo ilegal promove a destruição da vegetação local, a contaminação dos rios com mercúrio (utilizado na separação do ouro), além de alterar o fluxo das águas na região.

A Polícia Federal tem trabalhado na preservação da fauna e flora brasileira, protegendo as terras públicas da união e coibindo crimes ambientais, como o desmatamento, a extração ilegal de minério e a usurpação de bens da união.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação