The news is by your side.

TRE-MT julga procedentes representações do PP por irregularidade na propaganda de Wellington Fagundes

0

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), acompanhando o voto da relatora, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, julgou procedentes duas representações por irregularidade na propaganda partidária, feitas pelo Partido Progressista (PP) em desfavor do Partido Liberal (PL) e Wellington Fagundes. O julgamento foi realizado na Sessão Plenária desta terça-feira (05), virtualmente.

O representante argumentou que a peça publicitária, além de exaltar os objetivos e feitos do partido representado, também abarca e individualiza as realizações expostas na propaganda partidária como feitos pessoais de Wellington Antônio Fagundes.

No parecer, o Ministério Público Eleitoral pediu, além da procedência das representações, a confirmação da liminar concedida, aplicando-se a cassação de tempo prevista na TV, acima do mínimo legal (de 2 a 5 vezes o tempo da inserção ilícita), por conta da reiteração da infração e da veiculação nas redes sociais, o que aumenta o grau de reprovabilidade da conduta.

Os votos da desembargadora foram proferidos em consonância com o parecer ministerial, e determinaram a cassação do direito de transmissão de inserções a que fizer jus o Diretório Regional do Partido Liberal de Mato Grosso, equivalente a duas vezes o tempo da transmissão da inserção ilícita, no próximo semestre a que tiver direito à distribuição do horário de propaganda partidária, nos termos do art. 50-B, § 5.º, da Lei dos Partidos e art. 19 da Resolução TSE n.º 23.679/2022.

“Na hipótese dos autos, restou comprovado o desvirtuamento do objetivo da propaganda partidária, com a sua exclusiva utilização para divulgação e massificação de nome de filiado, notório pré-candidato, com total ausência difusão dos programas partidários; transmissão de mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário, dos eventos a ele relacionados e das atividades congressuais do partido; divulgação da posição do partido em relação a temas político-comunitários e promoção e difusão da participação política feminina”, ressaltou a relatora, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho.

As Sessões Plenárias do TRE-MT podem ser acompanhadas pelo canal do Tribunal no YouTube. No site do TRE-MT, também é possível ter acesso às pautas de julgamento, calendários das sessões, entre outras informações.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação