The news is by your side.

Vídeo: Massacre na véspera de Natal deixa 140 mortos na Nigéria

0

Associated Press

 

Homens armados atacaram aldeias remotas no fim de semana no estado de Plateau, no centro-norte da Nigéria, matando pelo menos 140 pessoas, disseram autoridades e sobreviventes nesta terça-feira, o mais recente caso este ano de assassinatos em massa atribuídos à crise entre fazendeiros e pastores no país da África Ocidental.

Os agressores atacaram 17 comunidades em ataques “sem sentido e não provocados” no sábado e no domingo, incendiando a maioria das casas na área, disse o governador do Planalto, Caleb Mutfwang, em uma transmissão nos canais de televisão locais.

“Enquanto falo com vocês, só na província de Mangu, enterramos 15 pessoas. A partir desta manhã, em Bokkos, estamos contando nada menos que 100 cadáveres. Ainda estou para fazer um balanço (das mortes em) Barkin Ladi”, disse Mutfwan. “Foi um Natal muito aterrorizante para nós aqui no Planalto”.

O escritório da Anistia Internacional na Nigéria disse à Associated Press que até agora confirmou 140 mortes nas áreas de Bokkos e Barkin-Ladi, dominadas pelos cristãos, no Planalto, com base em dados compilados por seus trabalhadores no terreno e por autoridades locais. Havia temores de um número maior de mortos, já que algumas pessoas permaneciam desaparecidas.

Alguns dos moradores disseram que levou mais de 12 horas até que as agências de segurança respondessem ao seu pedido de ajuda, uma alegação que a AP não pôde verificar de forma independente, mas que ecoa preocupações anteriores sobre intervenções lentas na crise de segurança mortal da Nigéria, que matou centenas este ano, incluindo em Plateau.

“Liguei para a segurança, mas eles nunca vieram. A emboscada começou às 6 da noite, mas a segurança chegou ao nosso lugar às 7 da manhã”, disse Sunday Dawum, um líder jovem em Bokkos. Pelo menos 27 pessoas foram mortas em sua aldeia, Mbom Mbaru, incluindo seu irmão, disse ele.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelos ataques, embora a culpa tenha recaído sobre pastores da tribo Fulani, acusados de realizar tais assassinatos em massa nas regiões noroeste e central, onde o conflito de décadas sobre o acesso à terra e à água agravou ainda mais a divisão sectária entre cristãos e muçulmanos no país mais populoso da África.

O Exército nigeriano disse que iniciou “operações de limpeza” em busca de suspeitos, com a ajuda de outras agências de segurança, embora as prisões sejam raras nesses ataques.

Abdullsalam Abubakar, que comanda a operação de intervenção especial do Exército em Plateau e estados vizinhos, disse que suas forças “não descansarão” até que encontrem os responsáveis.

O presidente nigeriano, Bola Tinubu, que foi eleito este ano depois de prometer enfrentar os desafios de segurança que seu antecessor não havia abordado, instruiu as agências de segurança a “vasculhar todos os trechos da zona e prender os culpados”, de acordo com um comunicado de seu gabinete. Ele também ordenou a “mobilização imediata de recursos de socorro” para os sobreviventes e tratamento médico imediato para os feridos, acrescentou.

A diretora da Anistia Internacional na Nigéria, Isa Sanusi, disse que o governo de Tinubu e outros não tomaram “ações tangíveis” para proteger vidas e garantir justiça para as vítimas na região norte atingida pelo conflito.

“Às vezes, eles alegam fazer prisões, mas não há provas de que o fizeram”, disse. “O fracasso descarado das autoridades em proteger o povo da Nigéria está gradualmente se tornando a norma.”

 

ATENÇÃO: AS IMAGENS SÃO FORTES

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação