The news is by your side.

MEDIDA EMERGENCIAL

Justiça de MT nomeia juízes para substituir magistrados afastados por suspeitas de irregularidades

Kamila Araújo

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Quatro novos juízes foram designados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para substituir magistrados afastados temporariamente por suspeitas de conduta irregular. A medida é emergencial e visa garantir o funcionamento das comarcas afetadas durante a tramitação de Processos Administrativos Disciplinares (PADs).

A juíza Fernanda Mayumi Kobayashi, da Vara Única de Itiquira, assumiu a 2ª Vara de Chapada dos Guimarães no lugar do juiz Renato José de Almeida Costa Filho, afastado desde 27 de junho. Ele deve permanecer fora do cargo até 13 de novembro, conforme decisão do Órgão Especial do TJMT, presidido pelo desembargador José Zuquim Nogueira.

Em Vila Bela da Santíssima Trindade, o juiz Ítalo Osvaldo Alves da Silva, da 2ª Vara de Pontes e Lacerda, substitui temporariamente a juíza Tatiana dos Santos Batista. A magistrada responde a sindicância por supostas irregularidades administrativas, incluindo o acúmulo de mais de 2 mil processos e o uso de despachos genéricos, além de ausências não autorizadas da comarca.

Em Sorriso, o juiz Francisco Rogério Barros, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Rondonópolis, está no lugar de Anderson Candiotto, da 4ª Vara Cível, afastado desde maio até 31 de dezembro deste ano.

Já na 2ª Vara de Vila Rica, os juízes Alex Ferreira Dourado e Natalia Paranzini Gorni Janene, ambos de Porto Alegre do Norte, substituem Ivan Lúcio Amarante.

Ele foi afastado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de manter relação de proximidade com o advogado Roberto Zampieri, assassinado em 2024, e de suposto recebimento de vantagens indevidas. O afastamento também vai até o fim de 2025.

Todos os casos seguem sob investigação, e os PADs correm em sigilo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação