The news is by your side.

Monumento incomum em forma de ferradura é descoberto na França

0

 

Arqueólogos descobriram um monumento incomum em forma de ferradura e uma coleção de armas e ornamentos que abrangem vários períodos históricos em Marliens, uma comuna no leste da França. O local tem uma grande estrutura em forma de gravata borboleta, cujo meio ostenta uma construção circular medindo 11 metros de diâmetro. Este círculo central é interligado por uma estrutura em forma de ferradura de 8 metros de comprimento de um lado e uma característica em forma de alça de jarro do outro, de acordo com um comunicado do Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva (INRAP) francês, que realizou as escavações.

Vista geral do local, com o monumento triplo na parte inferior da imagem. Crédito: Jérôme Berthet/INRAP

 

Os pesquisadores descreveram a descoberta como “sem precedentes”, já que não há outros locais conhecidos com construções de formato semelhante.

Com base na infinidade de artefatos encontrados lá – incluindo um feixe contendo sete pontas de flecha de sílex, duas braçadeiras de proteção usadas por arqueiros, um isqueiro de sílex e um punhal de liga de cobre – os arqueólogos determinaram que o local foi ocupado durante diferentes períodos de tempo.

Sete pontas de flecha de sílex, braçadeiras de arqueiro, um isqueiro de sílex e um punhal de liga de cobre estavam entre os artefatos encontrados. Crédito: Pauline Rostollan/INRAP

 

Por exemplo, objetos de sílex cortados encontrados em uma vala próxima provavelmente datam do período neolítico, enquanto as armas podem ser rastreadas à cultura Bell Beaker, que surgiu há cerca de 4.500 anos, informou a Archaeology Magazine. Os pesquisadores estão datando por radiocarbono os artefatos para identificar suas idades.

Outras construções encontradas no local incluem vários poços com forro de argila no fundo que se acredita serem da Idade do Bronze, bem como uma necrópole com cinco recintos circulares contendo restos mortais e uma pira funerária. Com base em cinco pinos de liga de cobre, um colar de contas de âmbar e cacos de cerâmica espalhados ali, os arqueólogos determinaram que esta parte do local data de algum momento entre 1500 e 1300 a.C.

Por fim, os arqueólogos descobriram uma segunda necrópole da Idade do Ferro contendo urnas com restos cremados, bem como uma coleção de pulseiras e anéis.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação