The news is by your side.

Lua de Esturjão – a última superlua do ano

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

A última superlua do ano fará um grande sucesso na quinta-feira (11 de agosto). Apelidada de “Lua de Esturjão”, a lua cheia de agosto atinge o pico por volta das 17h30, período em que o céu estará mais colorido, deixando a experiência ainda melhor, embora a lua apareça brilhante e cheia na quarta e sexta à noite (10 e 12 de agosto) também.

A maioria das publicações considera isso uma superlua, o que significa que a lua cheia ocorre enquanto a lua está mais próxima do ponto mais próximo da Terra, também conhecido como perigeu, durante a órbita atual. A Lua de Esturjão aparecerá dentro de 90% do perigeu, tornando-se uma superlua pela maioria das definições científicas. (Algumas publicações colocam restrições específicas de distância ou tempo nas superluas, o que significa que a Lua de Esturjão pode não se encaixar em todas as publicações.) As superluas podem parecer maiores e até 16% mais brilhantes no céu do que a média da lua cheia, de acordo com timeanddate.com.

A Lua de Esturjão será a quarta superlua consecutiva, após a Lua dos Cervos em julho, a Lua de Morando em junho e a Lua das Flores (que também contou com um eclipse lunar total) em maio. A lua cheia de agosto será a última superlua do ano.

Por que o apelido de peixe? O Almanaque do Fazendeiro do Maine começou a imprimir nomes nativos americanos para luas cheias na década de 1930, de acordo com a NASA, e esses nomes se tornaram comuns hoje. O nome da Lua de Esturjão vem das tribos Algonquins do que hoje é o leste da América do Norte, já que grandes peixes de esturjão eram mais facilmente capturados nos Grandes Lagos nesta época do ano.

A lua cheia ocorre cerca de uma vez por mês quando o sol, a Terra e a lua se alinham em uma linha invisível de 180 graus. A órbita da lua é cerca de 5 graus diferente da da Terra, por isso geralmente é um pouco mais alta ou mais baixa que a sombra da Terra, permitindo que os raios do sol iluminem o lado voltado para a Terra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação